Fechaduras e dobradiças

A fechadura é um item essencial para garantir a segurança e beleza da sua casa, pois elas vão ficar expostas e irão chamar a atenção dentro do ambiente.

Quais são os tipos de fechadura?
Há diversos tipos de fechaduras, fabricados em diferentes materiais e com vários tipos de travamento. Além de se atentar a esses detalhes, o estilo da porta também pode influenciar nessa escolha.

-Fechadura de entrada: modelo com duas maçanetas que pode ser trancado pelos dois lados, externo e interno. Oferece um nível de segurança médio.
-Fechadura de travamento ou rolete: trata-se de um mecanismo auxiliar para garantir mais segurança e proteção para todas as portas da casa, principalmente de entrada.
-Fechadura cilíndrica: recomendado para ambientes internos, como salas, banheiros e quartos.
-Fechadura eletrônica: sistema de controle de acesso inteligente que oferece o máximo de proteção para portas externas. Podem ser destravados por senha ou biometria.
-Fechadura tetra: este tipo de fechadura é normalmente instalado como um sistema de segurança auxiliar, que fica acima da fechadura principal.
-Fechadura rolet: bastante utilizada em portas pivotantes com pontos de fixação e que tenham puxadores em vez de maçaneta.
-Fechadura bico de papagaio: sistema muito simples que conta com um gancho que é responsável pelo fechamento da porta, formando um bico de papagaio. Este é um modelo recomendado exclusivamente para portas de correr.

Como escolher a melhor fechadura?
Já sabemos que as fechaduras são itens de extrema importância, afinal, elas são responsáveis por proteger a casa e garantir maior segurança para toda a sua família. E, por isso, alguns fatores são fundamentais e devem ser analisados antes de tomar qualquer decisão.

-Nível de segurança: Atualmente, existem 5 níveis de segurança disponíveis, sendo eles: leve, baixo, médio, alto ou máximo. Quanto maior for o número de combinações do segredo, maior será a segurança proporcionada.
-Tráfego: O tráfego nada mais é do que a intensidade do fluxo de pessoas no local. Sendo assim, é preciso avaliar com que frequência a porta será aberta e fechada durante o dia. Afinal, é a frequência de manuseio que definirá o tempo médio de desgaste da peça.
-Resistência a corrosão: Quanto tempo o acabamento e o mecanismo da fechadura conseguem resistir a corrosão provocada pela exposição a ações do tempo. Antes de escolher um produto verifique a descrição da sua matéria-prima e se ele é adequado a aplicação em ambientes urbanos, rurais ou no litoral.

E para completar, encontre aqui também as dobradiças ideais para seu móvel, porta ou janela, já que elas aguentam os trancos diários dos movimentos de abertura e fechamento, ao escolher a peça correta você evita estragos e gastos desnecessários.